Início » Entenda melhor os tipos de contaminação ambiental decorrentes do uso indiscriminado de agrotóxicos
Noticias

Entenda melhor os tipos de contaminação ambiental decorrentes do uso indiscriminado de agrotóxicos

Leonardo Walter
Leonardo Walter

Sabemos que os agrotóxicos são problematizados há muito tempo, correto? Esse fato ocorre, pois como menciona o empresário Leonardo Walter, análises e determinações da Anvisa e Ministério da Saúde, estabeleceram que os defensivos químicos possuem efeitos negativos, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. Sendo assim, se possui interesse ou curiosidade no assunto, leia o artigo até o final:

Vamos entender melhor o que são os agrotóxicos. Usados na agricultura moderna para combater pragas e doenças nas plantações, os defensivos químicos possuem diversos tipos, sendo eles: fungicidas, herbicidas, inseticidas, acaricidas e rodenticidas. Para o proprietário e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, o uso demasiado desses produtos aumentam a produtividade, atendendo a uma alta demanda, todavia, não há preocupação ambiental quanto aos seus impactos.

Contaminação do solo 

É fato que o solo fica exposto aos agrotóxicos utilizados nos cultivos. Assim, a contaminação direta pode ocorrer por meio da aplicação desses defensivos químicos nas plantas, ou de modo indireto por conta da contaminação da água ou até mesmo mediante contato com embalagens que foram descartadas incorretamente, contendo resquícios desses produtos. 

Caso você não saiba, os pesticidas mais encontrados nos solos, são os herbicidas que acabam ficam retidos na terra, em diferentes quantidades que variam conforme a interação do solo com as propriedades presentes nos defensivos químicos. Como menciona Leonardo Walter quanto maior o teor de matéria orgânica, maior absorção das substâncias terá. Essa contaminação, afeta não somente outras plantações, mas também as populações de microrganismos benéficos já que os nutrientes são reduzidos.

Contaminação da água

Como foi mencionado anteriormente, as águas também sofrem em demasia com a contaminação por agrotóxicos. Para o empresário, essa contaminação pode ocorrer quando rios e lagos entram em contato imediato pelo produto que acabou sendo lançado intencionalmente nesses locais ou por escoamento que pode acontecer em localidades em que os agrotóxicos são aplicados. 

Mas vale dizer que nas águas, esse impacto depende muito do tipo de substância usada e também do quanto o ambiente atingido é estável. Como entende Leonardo Walter, essa contaminação não ocorre somente entre as populações aquáticas, mas o ser humano pode ser atingido por uma contaminação indireta, como consumir os alimentos advindos da água, como no caso dos peixes, que acumulam o produto no organismo e o repassam por meio da cadeia alimentar.

Agora que você entendeu o problema incluído no uso exorbitante de defensivos químicos, é importante conhecer empresas que combatem esse impasse. A Nature BioTek, trata-se de um laboratório de produção de produtos atóxicos que vem inserindo no mercado inseticidas naturais, como forma de cessar o uso indiscriminado de inseticidas sintéticos. Sendo assim, a empresa vem contribuindo de forma significativa para a agricultura sustentável, visto que tem por objetivo disseminar práticas alternativas no meio agrícola, em prol de uma maior segurança alimentar no momento de consumir os seus alimentos.