Início » Tornando-se vegano: confira os primeiros passos para aderir ao movimento
Noticias

Tornando-se vegano: confira os primeiros passos para aderir ao movimento

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Aderir ao veganismo é um processo que envolve modificações que englobam desde a alimentação até o estilo de vida do indivíduo, não é mesmo? Para Flavio Giusti, criador do VegetariRango e vegano há mais de dez anos, essa mudança não é simples e, muitas vezes, é comum encontrar dificuldades em abandonar os alimentos e produtos de origem animal e, assim, dar os primeiros passos na transição. 

Dessa forma, muitos se frustram com o fato de não conseguirem dar impulso à mudança, considerando-se fracos ou egoístas. Contudo, é preciso considerar o processo e a experiência individual. O escritor de culinária Flavio Giusti considera que, enquanto muitos conseguem aderir às mudanças em dias ou semanas, outros levam meses ou anos. Esse tempo pessoal é fundamental para a conscientização e adesão de novos hábitos.

De acordo com o entusiasta da culinária, o veganismo trata-se de consumo consciente e identificação, por isso, o processo é pessoal e deve ser feito respeitando o próprio tempo, sem ações drásticas que possam desestimular a mudança ou prejudicar a adaptação do organismo. Sendo assim, se você quer aderir ao veganismo, porém não sabe como dar os primeiros passos, confira as dicas a seguir: 

  1. Experimente a culinária vegana

Mesmo sendo livre de alimentos de origem animal, a culinária vegana é muito diversificada e saborosa, podendo atender a diferentes tipos de paladar. A primeira dica de Flavio Giusti para iniciar o processo é, portanto, experimentar e conhecer os diferentes pratos do veganismo. Não se limite, conheça os leites, queijos, sobremesas, pizzas, coxinhas, hambúrgueres e pratos mais cotidianos. Aposte também no preparo caseiro desses alimentos para se adaptar, tal como as receitas ensinadas no Canal Flavio Giusti no Youtube.

  1. Se informe sobre a saúde dos veganos e questões nutricionais

Outro ponto essencial é desmistificar questões de saúde. O veganismo é uma dieta alimentar saudável e, com o guia correto, é possível ingerir todos os nutrientes essenciais ao organismo por meio dessa dieta. Para isso, não deixe de consultar um nutricionista para compor um cardápio ideal ao seu organismo e que respeite sua decisão de vida. 

  1. Pesquise e conheça questões de exploração animal e degradação ambiental

O conhecimento é um modo de impulsionar a mudança, porém, não precisa ser direto em documentários com cenas mais graves, o amante de culinária, Flavio Giusti, comenta que é ideal iniciar com leitura de artigos e notícias sobre questões ambientais e de exploração animal, focar em documentários pró-veganismo e, posteriormente, buscar os mais afundos que tirarão a visão positiva dos produtos de origem animal. 

  1. Substitua gradualmente alimentos de origem animal por produtos vegetais

A partir disso, aposte na substituição de alguns alimentos de origem animal por alimentos vegetais. Flavio Giusti indica que os primeiros passos podem ser dados com a troca de marcas, optando por aquelas que são livres de exploração animal. Além do mais, deve-se optar pela substituição de alimentos mais industrializados e fáceis de serem deixados de lado. 

  1. Consulte dicas e demais veganos que possam auxiliá-lo

Por fim, o ex-MasterChef, Flavio Giusti, reforça sobre a importância de manter-se conectado com pessoas que passaram pela transição, como influenciadores e ativistas do movimento. Frequente eventos e palestras, leia livros, acompanhe canais e participe de cursos. Todos esses atos são fundamentais para agregar experiência, dicas e trocas positivas. 

Para conferir mais dicas sobre transição alimentar, receitas veganas e informações sobre o movimento, não deixe de acompanhar Flavio Giusti em seu Instagram (@vegetarirango).